Safira Bengell, é a primeira Atriz Transformista, a ganhar na justiça o direito de usar nome feminino no Brasil

Safira Bengell, ganhou o direito de usar seu nome artístico em seus documentos, sem necessidade de cirurgia de readequação sexual, devido sua história, carreira, prestígio e reconhecimento. Safira Bengell, atriz nordestina com DRT, trabalhou no primeiro elenco da Boate Nostro Mondo em São Paulo, juntamente com Condessa Mônica e em performance em sua carreira artística pelo Brasil.
  • O Piauí acaba de garantir uma decisão inédita na Justiça, que garante à artista transformista, Safira Bengell o direito de utilizar o nome feminino em seus documentos. É a primeira brasileira contemplada com uma ação judicial que garanta a modificação de registro público, alterando o prenome independente de cirurgia de transgenitalização. A ação foi promovida pela Defensoria Pública do Estado do Piauí, através do Núcleo Especializado de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas.
  • Safira, ingressou com o pedido em 2011, mas havia sido negado em 1ª instância . Com a decisão da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, presidida pelo desembargador Luís Brandão, Safira pode substituir os documentos com o seu nome artístico.
  • Safira, que comemora a decisão, atribui a conquista à sua notoriedade no cenário artístico de Teresina, por todo o Brasil e internacionalmente. “A arte tornou possível esta decisão dos Juízes e Desembargadores. Ser artista ajudou nesta conquista, porque os Juízes teceram elogios ao personagem Safira Bengell pelo ativismo cultural. Esta foi a justificativa para conceder a troca de prenome.” Disse Safira.
  • A apelação foi proposta pelo defensor público Igo Castelo Branco Sampaio. O defensor destaca que a ação foi proposta “visando garantir a dignidade da pessoa humana, a igualdade a partir de uma justa adequação da existência formal à existência vivida e aceita socialmente pela mesma."Disse Igo.

  • O defensor explica que a ação está respaldada na própria Lei 6.015, dos registros públicos, já que o nome agora adotado é um apelido público notório em razão da reconhecida carreira artística desempenhada pela assistida, além do que a documentação com o prenome masculino causava constrangimento em razão da dissonância entre a vida real e a vida formal da assistida.
  • “Trata-se de uma decisão inédita que espero que possa abrir as portas, contemplando todas as pessoas que diariamente sofrem em razão de meros preconceitos sociais. Precisamos buscar e garantir a dignidade para todos, porque não se admite que a igualdade não alcance àqueles(as) que ousam viver integralmente sua essência, que ousam ser o que são”, afirma o Dr. Igo Sampaio.
  • Além de comemorar a conquista pessoal, Safira Bengell acredita que a decisão abre precedentes e vai estimular que outros transformistas busquem o direito de trocar o prenome. “Resolvi entrar pela Defensoria Pública, porque como ativista cultural brasileira, eu acho que está na hora dos brasileiros procurarem usufruírem e cobrarem do poder público”, explica a artista.
  • “Isso pode estimular não só outros artistas como também outras pessoas que passam este constrangimento. A partir de ontem não sou mais clandestina. Fico muito orgulhosa porque sou do Piauí e há 35 anos levo a bandeira do meu Estado. É uma maneira de diminuir o preconceito e também para servir de exemplo para outros juízes”; Destaca a artista. “Essa vitória não dedico a mim, mas aos brasileiros que precisam lutar pelos seus direitos”. Finaliza Safira.
  • Fonte de Inspiração
  • Safira Bengell, tem como referência de beleza e musa inspiradora a atriz Norma Bengell, que foi modelo, atriz, cantora e diretora, a primeira atriz a fazer cena de nu frontal no cinema brasileiro, um escândalo na época.
  • Pioneira no Segmento de Showbiz LGBT  e  Ativista Cultural
  • A produtora, apresentadora, e atriz com DRT, Safira Bengell na discoteca American Disaster em Milão, Itália, produziu esta foto com as Misses Universo Transex, Claudia Cuba, Patricia Boy e Marcinha do Corinto (Foto: Dame Benguell)
  • Safira Bengell, sempre trabalhou e lutou para dar visibilidade ao talento das travestis e transexuais brasileiras, tanto no Brasil quanto no exterior.

    Um ícone T, com uma carreira de talento e prestígio, respeitada e reconhecida pelos diversos trabalhos, entre eles a organizadora do Concurso Miss Universo Transex, na Europa.

    Safira, recebeu a "Medalha do Mérito Renascença" a mais importante do governo do Piaui, em respeito ao seu trabalho em mostrar a arte brasileira no exterior.
  • (Fotos: Arquivo Pessoal)

    Fora dos holofotes, simples, humilde e real, Safira Bengell brilha no cenário do Mundo T. Nunca esperou as coisas acontecerem e sempre lutou em busca do que acreditava ser seu, o prestigio. E conseguiu!
  • Atriz, produtora, apresentadora, mestre de cerimônia, trabalhos no cinema, televisão e teatro no exterior. Desfilou para D&G, Chiara Boni e outros estilistas.
  • Safira Bengell ao lado de outras personalidades artísticas, Tania Alves, Zeca Camargo, Chiara Boni, Leão Lobo, Luciano Zafir, Nany People e Rogéria 
  • (Fotos: Arquivo Pessoal)
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...