Confira como foi o Encontro "MAS É SÓ A MINHA OPINIÃO" em Florianópolis

A ONG ADEH em parceria com o grupo MUNDO T-GIRL realizou um super encontro levando o tema, "MAS É SÓ A MINHA OPINIÃO".  
Por: Andressa Frós
Lirous K'yo Fonseca Ávila e Bruna Andrade 

Na tarde do dia 17 de agosto a ONG ADEH localizada em Florianópolis - SC em parceria com o grupo MUNDO T-GIRL realizou um super encontro levando o tema, "MAS É SÓ A MINHA OPINIÃO".

Bruna Andrade, que é representante e moderadora do grupo, conduziu o bate papo de  forma inovadora, envolvendo os participantes de maneira extrovertida e interativa.

O encontro  foi planejado para ser apresentado como palestra, podendo se transformar até em um monologo maçante. Como a interação entre os presentes foi grande, acabou sendo uma grande brincadeira.


Na primeira dinâmica, os participantes divididos em duplas descreveram seu parceiro, até então desconhecidos um do outro, através de três opiniões, sendo duas positivas e uma negativa. Seguindo de um bate papo entre a dupla, ambos teriam que se apresentar abertamente a todos e citar a primeira impressão que tinham tido um do outro.  

"Foi uma maneira de mostrar as pessoas que a primeira impressão, gera uma opinião sem base nenhuma. O meu objetivo era mostrar que todo mundo tem uma opinião e que todos nós conseguimos pensar algo negativo e praticamos isso diariamente, muitas vezes sem base alguma e após esse primeiro momento as pessoas conseguiram se conhecer e até mesmo mudar a opinião” esclarece a conducente do evento, Bruna Andrade.

Bruna Andrade, registra o momento em uma sélfie 

Questionada sobre o resultado do alcance do evento, já feito o agradecimento como satisfatório através de um vídeo no instagram, Bruna complementa: "Eu almejava que nós saíssemos de lá com o pensamento de que às vezes algo nos ofende e simplesmente ignoramos, engolimos ou mesmo rebatemos de forma agressiva encarando como uma ofensa pessoal quando muitas vezes essas opiniões que nos ofendem podem não ter base em nada. Eu gostaria que as pessoas desconstruíssem, ou pelo menos tentassem desconstruir antes de contra-atacar, já que vivemos uma época onde ‘apenas a minha opinião já pode gerar uma grande confusão’.

.
Bruna Andrade faz agradecimentos pelo vídeo em seu Instagram

Em diversos momentos Bruna trazia exemplos tirados do próprio grupo, que atua desde a extinta rede social Orkut e segue ativo e fervoroso atuando no Facebook.  "É muito difícil pra nós moderadores conduzir um grupo de um grande porte como é o MUNDO T-GIRL . Fomos já 10 mil TT`s e colaboradores, com um alto numero de denuncias passamos por uma exclusão, recomeçamos do zero e hoje somos aproximadamente 3.500 membros. Lidar com a diversidade de opiniões é muito complicado, a nossa proposta a todo momento é dar voz as nossas TT`s porém a opinião de uma não vai ser a mesma da outra e geralmente acabamos sendo culpadas por não conseguir agradar gregas e troianas." explica ela.

A dinâmica rendeu boas risadas e se encaminhou para uma sequência inesperada.  Bruna Andrade revela "Ninguém esperava que quando finalizamos a primeira dinâmica e debatemos sobre ela, viria uma segunda. Na segunda dinâmica eu apresentei aos participantes uma caixa e citei que dentro daquela caixa havia a foto de alguém e que gostaria de saber suas opiniões sobre a pessoa da caixa." A grande surpresa estava no conteúdo da caixa, um espelho!

"O debate estava bastante acalorado, quando se fala de opinião todo mundo quer defender o seu ponto de vista e mesmo que de uma maneira extrovertida, havia conflitos de ideias.
Se deparar com você mesmo quando estamos colocando tudo que pensamos pra fora é impactante, saíram muitas respostas extrovertidas, mas também varias reflexões sobre si." reflete Bruna.

Lirous K'yo presidente da ADEH em nota disse: 

"O encontro “Mas é só a minha opinião” serviu de forma significativa para que possamos agregar valores dentro do campo profissional e pessoal. A participação da Bruna Andrade, uma das grandes estrelas de Florianópolis foi de total agrado. Divertida e irreverente, conseguiu abordar temas delicados de forma simples e objetiva, chegando ao ponto certo que esperávamos da atividade.
Construir de forma coletiva é uma das propostas da ADEH – Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade. A diretoria da ADEH vem tentando trazer para perto das ações da instituição seus usuários e colaboradores, dando poder de voz a todos nas reuniões da diretoria. Por muitas das vezes, podemos perceber que a população se sente intimidada em opinar, e uma ação como essas, é importante a opinião positivas ou negativas para que possamos juntas construir uma ADEH para todas que venham para acrescentar no histórico institucional.”

Lirous K'yo Fonseca Ávila, presidente da ADEH - Associação em Defesa dos Direitos Humanos em Enfoque na Sexualidade

O grupo Mundo T-GIRL será representado também pela Bruna Andrade juntamente com a presidente da ADEH Lirous Kyo na XI Jornada de Psicologia - CESUSC com o tema "TRANSbordando Gêneros, Despatologizando Identidades: O QUE A PSICOLOGIA TEM A VER COM ISSO?" que vai acontecer do dia 22 a 26 de agosto de 2016.


Pedimos a Bruna que deixasse uma mensagem aos nossos leitores "Eu só posso agradecer as pessoas que fazem isso acontecer, minhas parceiras Kamilla, Kimberly, Lara e Sttefany. Sem elas nada disso seria possível. A ADEH que sempre apoia nossas iniciativas em prol da causa T. Aos meus familiares que me ajudaram em toda a preparação, meu irmão Marcos Andrade que é uma referência pra mim e me confronta em debates, o que é muito importante pra que eu possa melhorar cada vez mais, meu namorido Jefferson que se vira em 2, 3 pra executar o operacional das minhas ideias malucas (rsrsrsrs). Ao meu filho de coração Juliano pelo apoio de sempre e a psicóloga Marilia que assim como meu irmão me confronta com as temáticas que eu trago, pois assim eu consigo ter inúmeras interpretações do que pretendo levar para as pessoas mais importantes e que merecem de verdade esse agradecimento; os participantes, sem esses nada  teria valor. OBRIGADA a todos os envolvidos nesse projeto e conto com vocês nos próximos, JUNT*S SOMOS MAIS FORTES!"

Por: Andressa Frós

Agradecimentos: 
ADEH - Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...