Ceará terá seu primeiro Ambulatório Trans

O primeiro Ambulatório para Atendimento à Pessoas Travestis e Transexuais do Ceará tem previsão para ser entregue no fim de setembro deste ano. O espaço vai funcionar no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), em Messejana.


Uma equipe multiprofissional composta por três médicos psiquiatras, um endocrinologista, um ginecologista, três psicólogos, um assistente social e um enfermeiro vai trabalhar com atendimento direcionado para o público T. 

Para ter acesso aos serviços, o paciente precisa levar um encaminhamento médico do Sistema Único de Saúde (SUS), que pode ser obtido em um posto de saúde ou em qualquer outro serviço médico atendido pelo SUS.

De acordo com Magali Mendes, apesar do ambulatório estar vinculado ao Hospital Mental, a transexualidade “não se trata de uma patologia”. “Desde 2009, nós temos o ambulatório da sexualidade humana, que atende todas as questões relacionadas à sexualidade, dentre elas a transexualidade. Quando surgiu a questão de fazer o ambulatório específico, nós fomos questionados pela Secretaria da Saúde se teríamos capacidade, e como já vinhamos fazendo o trabalho, nos prontificamos. Temos uma equipe multidisciplinar montada e muito competente”, aponta.
Conforme as portarias, o serviço público de saúde precisa garantir o atendimento integral a pessoas trans, incluindo acolhimento e acesso com respeito aos serviços do SUS, desde o uso do nome social, passando pelo acesso a hormonioterapia, até a cirurgia de adequação do corpo biológico à identidade de gênero e social. No caso do ambulatório no Ceará, não está incluído procedimento cirúrgico.
Assista a seguir:
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...