Conselho decide que Psicólogos não tratem Transexualidade como Doença

O Conselho de Psicologia Federal aprovou uma nova e atual resolução que regulamenta a forma como a categoria deve atuar no atendimento as cidadãs Travestis e Mulheres Transexuais.

Profissionais da Psicologia terão normas para atuar em relação às pessoas travestis e transexuais de hoje em diante. A decisão foi tomada por delegadas e delegados que se reuniram em Brasília, neste domingo (17), durante a Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf). O texto aprovado agora passa a vigorar a partir de sua publicação no Diário Oficial da União.
Psicólogas e psicólogos serão orientados a atuar reconhecendo que Travestilidades e Transexualidades não sejam consideradas patologias(doença). Contribuindo assim para a eliminação do preconceito e transfobia.

Agora o Conselho Federal de Psicologia, e os profissionais da Psicologia, em suas práticas, precisam reconhecer e legitimar a autodeterminação das pessoas T em relação às suas identidades de gênero.
A resolução também afirma que psicólogas e psicólogos, no exercício profissional, não poderão propor, realizar ou colaborar com eventos ou serviços que busquem terapias conversivas, reversivas, Cura Trans, de readequação ou de reorientação de gênero das pessoas Transexuais e Travestis. 
Assista a seguir: 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...